IPTU 2024

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Ricardo Moura, pré-candidato a prefeito de Valença

O líder em todas as pesquisas que medem as tendências pré-eleitorais para Prefeito de Valença 2012, Ricardo Moura, concedeu uma "senhora entrevista" exclusiva para o nosso site DendêNews

  CONFIRA:  

Ricardo Moura, pré-candidato a prefeito de Valença pelo PMDB
DendêNews – Ricardo, nos fale um pouco de sua carreira política...
RICARDO MOURA – Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite do site DendêNews para essa entrevista e a oportunidade de conversarmos muito sobre Valença, meu amigo Railton.

Comecei no movimento estudantil no início dos anos 80, quando foi liderado por mim e colegas a reabertura do grêmio do antigo Ceneva – hoje Colégio Estadual João Leonardo –, que estava fechado há 16 anos... Reabrimos também o Teatro Municipal, fechado, na época, há 5 anos... Fui coordenador do grupo Jovem do PMDB na campanha de Waldir Pires (86) e candidato a vereador em 1992, sendo o mais votado da Sede do Município. Foi um mandato dinâmico, em que eu era o mais jovem parlamentar daquela legislatura.

Em 96 partimos para a reeleição, sendo, no geral, o vereador mais votado. Naquele momento, com o apoio dos colegas vereadores e do prefeito eleito, Agenildo Ramalho, conquistei a Presidência da Câmara. Fizemos do biênio 97/98 um dos maiores mandatos à frente do Legislativo. Informatizamos, departamentalizamos todos os setores e realizamos a maior reforma e restauração do prédio do antigo Paço Municipal, Obra tocada com recursos próprios e com a orientação técnica do IPAC. Durante esse mesmo mandato dois grandes projetos foram colocados em prática, que foram a Câmara Itinerante e a Tribuna Livre. Com a Câmara Itinerante os vereadores foram aonde o povo está, interiorizando as Sessões Ordinárias do Legislativo, enquanto que com a Tribuna Livre demos voz, ao vivo, à sociedade civil organizada, que passou a registrar nos anais da Câmara de Vereadores as reivindicações básicas ligadas, principalmente, ao desenvolvimento social da comunidade como um todo.

Logo depois fui vice-prefeito, reeleito 2004, disputei a eleição para prefeito em 2008, ficando em segundo lugar, e hoje as pesquisas eleitorais para a eleição deste ano apontam nosso trabalho e persistência com o maior destaque. De militância já se vão muitos anos, porém, de experiência política e administrativa nos exercícios dos Poderes Legislativo e Executivo já temos 20 anos.

DendêNews – Mas o que justifica sua pré-candidatura à prefeitura de Valença?
Ricardo Moura – Antes de qualquer coisa, não sou pré-candidato de mim mesmo. Essa condição somente existe baseada no anseio popular, que cobra a participação da gente no pleito, e no apoio explícito de correligionários, lideranças comunitárias e partidárias. Essas são as bases da nossa pré-candidatura.

DendêNews – Por que você quer ser prefeito de Valença?
Ricardo Moura – Porque conheço de perto os problemas do Município e vivencio, no dia a dia, as carências do nosso povo. Mesmo sabendo que não possuo poderes milagreiros, nem detenho uma varinha de condão, não me iludo nem prometo que irei resolver todos os graves problemas acumulados de décadas, mais tenho a convicção de que podemos, juntos, resolver muitos desses problemas e amenizar outros tantos... não sou utópico muito menos sonhador de teleféricos.

Tenho vontade política, desejo de produzir, convocando a população para chegar junto, reorganizando nossas comunidades e a sociedade civil para reconstruirmos, para participarmos de uma ação geral, com objetivo determinado, que é fazer nossa cidade ressurgir para um desenvolvimento sustentável, englobando as áreas econômica, social, histórica e cultural, em torno de ações de resultados imediatos, de médio e longo prazo, e de planejamento para os próximos 20 anos. Valença... Railton, acredite no que estou falando, eu corro trechos e afirmo: Valença precisa ser reconstruída. Quem anda nos principais bairros, na periferia desse município, na zona rural e mesmo no centro da cidade sabe disso, sabe do que estou falando pra você, é aterrorizante, é sentimento de terra arrasada!

Valença precisa estar conectada com as perspectivas de vetores de desenvolvimento que se avizinham e que convergem para incrementar o nosso desenvolvimento, não podemos estar à margem de projetos como a ponte Salvador-Itaparica, a duplicação da BA 001; não podemos abrir mão do nosso anel rodoviário. Temos que prestar grande atenção para a chegada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, para os campos de gás e petróleo, que ainda desabrocharão em nosso litoral e o Porto Sul, que está aí a 190 km da gente. Valença, enquanto cidade polo da região, precisa, urgentemente, se preparar para esse momento futuro, ficando cada vez mais antenada nas discussões.

DendêNews – Então, pelo visto, você não vai sozinho para a campanha. Como estão as alianças com os partidos e lideranças?
Ricardo Moura – Não irei sozinho de jeito nenhum, Railton. Ninguém faz política só, ninguém vence só e ninguém governa só. Vou com uma equipe boa, que tem credibilidade e vontade objetiva de mudar a situação atual do nosso Município. Mas nesse momento prefiro falar em partidos. Em 2008, senti a dureza de ser candidato só, apenas com o nosso vice-prefeito e dez candidatos a vereador. Foi um aprendizado, uma escola dolorosa, mas que me deixou preparado para qualquer desafio. Foi muito difícil, mas nós conseguimos um resultado fantástico... Além de ficarmos em 2º lugar, com quase 11.000 votos, fizemos dois vereadores. 

Ao longo desses últimos três anos, articulei arduamente uma composição política de viabilidade e uma ampla frente de partidos, composta pelo PMDB, o qual estou filiado, o PR, PSL, PT do B, PV, PSC e PTC. Temos esperança que essa frente popular de reconstrução de Valença se amplie ainda mais, pois continuamos trabalhando e conversando com outros partidos, que são contra o caos que se instalou na prefeitura de Valença nos últimos anos.

DendêNews – E sua equipe de governo, caso você ganhe a eleição para prefeito de Valença, como é que vai ser, como será seu secretariado?
Ricardo Moura – Oportuna pergunta, pois gostaria de desmistificar muito bem essa questão. Se eleito for, sob a vontade de Deus, meu posicionamento será de uma administração composta por critérios técnicos, meritocráticos. A nossa presidenta Dilma tem feito isso diariamente, agora, por exemplo, ela fará isso no DNOCS, na SUDENE e na FUNASA, órgãos que são de 2º escalão, com pessoas que tenham visão administrativa, competentes em sua áreas e saibam lidar com políticas públicas, mas de uma coisa não vou abrir mão, de comprometimento; é preciso estar comprometido com o governo e com o povo.

O nosso futuro governo terá a cara de Valença, com uma equipe indicada pelos partidos e lideranças que caminharão com a gente na campanha. Porém, que preencha os critérios que já falei, com perfil bem equilibrado, entre o sacrifício do exercício do cargo e o do comprometimento exclusivo, para enfrentar o desafio de reconstruir o nosso município...

DendêNews – Mas qual sua reflexão sobre o momento atual de Valença? E sobre a administração municipal?
Ricardo Moura – Sintetizando: de tristeza e abandono. Valença vive umas das páginas mais tristes de sua história... Passa por um dos momentos mais difíceis de sua existência. A violência e a criminalidade assolam a cidade e o campo, nossos jovens estão morrendo. As pessoas estão tristes e sem perspectivas, desacreditam em quase tudo e em quase todos. Não acreditam numa solução capaz de melhorar a qualidade de vida, principalmente se for sugerida pelo atual prefeito.

Mas isso não aconteceu da noite para o dia. Sabemos que muitas dessas mazelas sociais estão acontecendo no Brasil inteiro, mas aqui em Valença, já algum tempo, a ausência do Poder Municipal nas comunidades é extrema; o bairro Santa Luzia nem de Jipe para rali se consegue transitar; o Bairro do Jambeiro está destruído, crateras enormes por todos os lados; no Jardim Emarc, a ladeira principal está se desintegrando; esses poucos exemplos que estou lhe dando. É o que me veio na cabeça de bate-pronto, se for fazer uma lista 50 locais serão pouco! A destruição do pavimento de toda a cidade é latente, tanto nas ruas de paralelo, quanto nas de asfalto. É impossível não responsabilizar o prefeito por isso, pelos semáforos quebrados no centro da cidade há anos, por exemplo.

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do prefeito nos anos de 2009 e 2010, sendo que as de 2009 ele conseguiu reverter. Existem tramitando na Justiça diversas ações judiciais, por atos de improbidade, movidas pelo Ministério Público com denúncias do nosso vereador Jairo Baptista. É impossível não responsabilizá-lo pelo “mutirão por mais empregos”, que ele prometeu e não ocorreu, que diga o CAGED, pelo sucateamento do sistema de saúde, em que a UTI Móvel foi transformada numa mera ambulância e o carro mortuário está jogado em Santo Antônio de Jesus, sem falar no desaparelhamento profissional que ele fez na Sociedade Pestalozzi, ao retirar a psicopedagoga, a fonoaudióloga, entre outros profissionais.

Nunca, Railton, em nenhum momento de nossa história ocupamos o vergonhoso 15º lugar na Bahia e 93º lugar no Brasil no ranking das cidades mais violentas, isso é responsabilidade dele, sim! Vivenciei tudo isso recentemente, no mês de setembro passado, quando fizemos uma atividade esportiva com crianças e adolescentes no Porto da Embira – na Escola Clemenceau Teixeira – e verifiquei o completo abandono do local. Vi, naquela comunidade, a ausência completa do Poder Executivo. Só encontrei lixo, buraco e mato... 

Então, acredito que podemos fazer diferente, sou sabedor das limitações de nossas receitas, venho acompanhando os convênios assinados com os governos federal e estadual, sei também que a burocracia é um entrave, porém, gastando menos e com responsabilidade, sem superfaturamento, firmando contratos exequíveis de reconstrução, manutenção e conservação da cidade, colocando para funcionar os serviços básicos, como limpeza e varrição de ruas, coleta de lixo eficiente e que vá a todos os bairros, operação tapa buracos planejada e perene, iluminação pública, manutenção do sistema educacional com foco e não por obrigação dos 25% de gastos com educação, com objetivas ações sociais vamos diminuir essa desigualdade nas comunidades mais carentes do município, até porque enquanto o povo estiver vivendo desse jeito, toda prosperidade do nosso Município será falsa.

DendêNews – Janeiro de 2013, Ricardo Moura Prefeito de Valença. Como será sua relação com os Governos Estadual, Federal e outras entidades, caso essa hipótese se confirme?
Ricardo Moura – Alguns políticos nessa terra me taxam de oposição. Estão redondamente enganados. Somos da base do Governo Federal. O vice-presidente Michel Temer é do PMDB, portanto sou governo também! Com o Governo do Estado iremos buscar o que Valença precisa. Sou amigo do Senador Walter Pinheiro e o Governador Wagner me conhece muito bem, ele sabe de tudo, ele sabe quem esteve com ele em 2002, quando de cima de um trio elétrico nos apresentamos para 300 pessoas na Praça da República, enquanto na Orla de Valença o oportunista prefeito estava acompanhando seus antigos líderes e falando para umas três/quatro mil pessoas. Fui um dos coordenadores da sua campanha, em 2006. Sabe que votei no presidente Lula nas suas quatro eleições, que votei e trabalhei para a presidenta Dilma no 1º e no 2º turnos da eleição de 2010.

Tenha a certeza, Railton, que baterei em sua porta quantas vezes forem necessárias e de cabeça erguida, e tenho certeza que os pedidos e anseios das nossas comunidades serão atendidos pelo Governador. Portanto, não vejo problema nenhum na minha relação com os governos, pois sou um político moderado, equilibrado, tenho história, não sou oportunista, sou Valença, quem me conhece e acompanha minha trajetória sabe da minha coerência e de minha abertura para o diálogo e que durante algum tempo fiquei com o osso, enquanto que meus adversários não conseguem largar o filé !

DendêNews – Ao lembramos que você fez campanha para a Presidente Dilma em 2010, votou no Governador Wagner nas eleições de 2002 e 2006... É do PMDB histórico de Valença... Seria, então, algo natural sua futura candidatura a prefeito de Valença receber o apoio dos petistas que conhecem sua trajetória, não seria!? O que é que você acha disso? É uma boa ideia receber o apoio de membros do PT?
Ricardo Moura – Perfeitamente natural. Quem conhece minha caminhada, minha militância política, quem sabe dos meus princípios de lealdade, reconhece muito bem que não sou um oportunista. Nossos ideais não são distantes, são em favor do povão, da massa, do trabalhador e não de apenas estar próximo do poder, por conveniência, quando o poder troca de mãos; nunca fui de abandonar o barco. Portanto, receber o apoio de membros do PT de Valença à minha candidatura é bem vindo, sim.

DendêNews – Você é o melhor nome para administrar os destinos do Município de Valença? Por quê?
Ricardo Moura – Railton, Valença urge, ela precisa de alguém que se dedique exclusivamente a ela e minha proposta é exatamente essa. Porque se eleito for, não irei governar com um olho nos interesses pessoais, comerciais e outro olho no município, não. Estarei visando, sempre, os interesses do Município. E governarei para todos os Valencianos, sem distinção. Meu estilo não é unilateral, nem frio ou calculista, farei uma gestão democrática, vou escutar, vou ouvir, vou ter paciência, vou analisar, para logo após decidir. Sou avesso a perseguições, a corrupção, sou um homem público desprovido de qualquer vaidade pessoal, converso com todas as classes e vivo intensamente o meu Município... Essa foi a herança que recebi de minha mãe. (Pausa. Nesse instante Ricardo fica com “olhos cheios de lágrimas”).

DendêNews – Para encerrar, Ricardo Moura, o que é que você espera que aconteça no dia 7 de outubro e qual sua mensagem para os sofridos moradores do campo e da cidade de Valença?
Ricardo Moura – Desejo que o processo democrático impere nesse momento, que os valencianos possam escolher seu governante, que as eleições reflitam a vontade soberana do nosso povo em mudar, apostando em um governo transparente, de participação popular, dedicado ao seu povo, que cuide das pessoas e tenha a capacidade de modificar o triste estrato social que nós hoje presenciamos.

Torcemos para que o pulsar das urnas promova o caminho de um governo próximo do povo, que ouça o povo, que respeite o povo, que melhore a vida povo...

Que se encerre de uma vez por todas a era da chacota, do deboche, do cinismo e venha o tempo do respeito mútuo e de muito equilíbrio para a reconstrução do nosso Município.

7 comentários:

  1. RICARDÃO, HÁ MUITO TEMPO NÃO VEJO UMA ENTREVISTA DESTE NÍVEL, SEM AGREDIR NINGUEM MESMO AQUELES QUE COVARDIMENTE TE DEU AS COSTAS, UMA ENTREVISTA QUE É A LINGUAGEM DO POVO, POR ISSO COMPABHEIRO E AMIGO, CONTINUE ASSIM COM EQUILÍBRIO E DETERMINAÇÃO QUE VC ALCANÇARÁ OS SEUS SONHOS!
    VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Isso sim, são palavras de um verdadeiro democrata!
    Parabéns Ricardo Moura!!!

    ResponderExcluir
  3. PROFESSORA CRISTINA CRUZ6 de fevereiro de 2012 às 11:03

    ETA QUE MEU CANDIDATO ESTÁ BONITO FEITO A GOTA SERENA!!
    EXCELENTE ENTREVISTA, ESTOU TORCENDO POR VOCÊ RICARDO E QUE VC CONTINUE SENDO ESSE CARA BOM PARA O SEU POVO!!!

    ResponderExcluir
  4. SERGIO SANTOS E AMIGOS6 de fevereiro de 2012 às 11:07

    TODOS NÓS DO DISTRITO DE CAJAIBA ESTAMOS COM VOCÊ, RICARDO!
    PARA UMA NOVA VALENÇA!
    OS JOVENS DE CAJAIBA

    ResponderExcluir
  5. MUITO MASSA!

    Esta entrevista ficou,realmente, muito boa. É um divisor de águas. Reflexiva, equilibrada e apontando saídas para o caos...

    ResponderExcluir
  6. valeuuuuu Ricardo tamo nessa .......................

    ResponderExcluir
  7. PROFESSORA MARIA RITA LACERDA7 de fevereiro de 2012 às 14:57

    UM DIA VC APARECEU E NO SILÊNCIO COMUNICA A LINGUAGEM DO POVO, RICARDO ESTAREI COM VC SEMPRE, SIGA O CAMINHO DA NOSSA SAUDOSA PROFESSORA CELESTE E VOCÊ ESTARÁ SENDO ABENÇOADO PARA DIRIGIR ESTA CIDADE QUE PRECISA DE HOMENS DE BEM E DE CARATÉR, POR ISSO MEU FILHO FORÇA QUE VC ALCANÇARÁ TODOS OS SEUS SONHOS!

    ResponderExcluir