IPTU 2024

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fernando Brito busca inclusão de Cairu no Programa Cidades Digitais

Em viagem à Brasília, no último dia 26, o prefeito Fernando Brito reuniu-se com o Coordenador Geral do Programa Cidades Digitais, Dr. José Tarcísio Pires Trindade, bem como com o assessor de gabinete do Ministro das Comunicações, Dr. Cristian Cunha, com o objetivo de reafirmar perante os gestores a importância de que Cairu venha a ser contemplado no Programa Cidades Digitais.

O Cidades Digitais é um programa do Governo Federal, que tem por objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas, possibilitando a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços eletrônicos de governo e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação, saúde e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. A primeira seleção do projeto-piloto de Cidades Digitais, aberta em 2012, contemplou 80 municípios.

De acordo com Brito, a implantação do programa no município significará um enorme avanço. "No mundo em que vivemos tudo exige informatização. Seja para agilizar os procedimentos burocráticos, seja para aplicar novos métodos de ensino nas escolas, para melhorar o atendimento nas unidades de saúde, seja na utilização dessa ferramenta em comunidades quilombolas, para dinamizar a cadeia produtiva da pesca, da piaçava, do dendê, do cultivo de ostras, entre outras. A internet possibilita ainda uma maior interação entre os cidadãos e o poder público. Se em qualquer outro município essa informatização se faz primordial, em Cairu passa a ser ainda mais importante, devido as nossas barreiras geográficas. Somos o único município-arquipélago do Brasil, sofremos com uma dificuldade de acesso perene e só a tecnologia pode nos ajudar a romper essas barreiras", explicou o prefeito.

Entre os critérios de seleção dos municípios para o programa estão municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste, e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet, além da disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação Prefeitura de Cairu - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário